Boletim Semanal

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Empresas investem em ações de cidadania


Levar os funcionários a refletir sobre suas atitudes no dia-a-dia é a proposta para se ter um ambiente de trabalho produtivo.


Por Elisa Limbeck

Cada vez mais as empresas se preocupam em estabelecer um bom ambiente de trabalho aos seus funcionários. Proporcionar a melhora de oportunidades na ascenção profissional e o respeito aos semelhantes são exercícios de cidadania que o “Selo Diversidade no Trabalho” propõe.

Este projeto foi criado pela Comissão Intersecretarial de Monitoramento e Gestão da Diversidade (CIM-Diversidades), da Secretaria do Trabalho da Prefeitura de São Paulo. Uma marca conferida a empresas, associações civis e sindicais, entidades públicas e privadas envolvidas no combate a qualquer tipo de discriminação e na promoção da diversidade no ambiente de trabalho.

Causar inquietação para mostrar que todos são iguais, independentemente da sua cor, raça, sexo, classe social ou origem, são reflexões desnecessárias ao ser humano, mas, a realidade é diferente.

Além da irracionalidade do ser humano, nessa questão, a sociedade está menos sensível aos fatos que acontecem no mundo. Terrorismo, catástrofes naturais, pedofilia, violências em diversos segmentos, entre outros, são assuntos presentes nos noticiários do dia-a-dia, que geram o conformismo social.

Um exemplo disso é o assassinato do índio Pataxó, Galdino, em Brasília, há 10 anos. “Vítima da certeza que se têm da impunidade, de estarmos numa sociedade dos que mandam e dos que obedecem” disse o antropólogo João Lindolfo.

A solução para minimizar a exclusão social é trabalhar com a diversidade porque olhares multiculturais sobre o mesmo problema e experiências diferentes no confronto trazem saltos qualitativos tanto para a empresa quanto à própria pessoa, afirma Lindolfo.

Dica: Assista ao documentário "Vista a minha pele". Uma paródia divertida sobre a vivência direta ou indireta do cotidiano, o preconceito, em todos os seus aspectos ideológicos. Sua mensagem sugere que as pessoas vistam um a pele do outro e sintam o que ele passa ou já passou e conclua se vale à pena ser averso a outras raças.


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial