Boletim Semanal

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Desabafo

Ontem, exatamente às 20h, presenciei uma cena que me fez refletir sobre a vida e sobre o comportamento do ser humano.

Um ato covarde de um ser humano, que acabara de se enforcar no Viaduto do Chá. Isso mesmo, pendurado por uma corda no pescoço, um homem branco, aparentando uns 30 anos, bem vestido, mas que num deslize tomou a iniciativa de suicidar-se. Como se tal atitude fosse resolver os problemas, principalmente os da família.

Nessa cena, pensei o que levaria uma pessoa à praticar um suicídio? Desemprego? Desespero? Sem esperanças? Sem forças para continuar lutando? O quê?

Na minha opinião acredito que devemos lutar, lutar e lutar. A vida não está fácil para ninguém, mas temos que omitir os problemas e tentar vencer o medo, o preconceito, o desemprego, a fome etc. Tentar superar as dificuldades, que não são nada fáceis. Claro, existem muitos que usam o lema "o mundo é dos espertos". No almoço, eu e minha amiga Débora Moura estávamos no caixa da pizzaria para pagarmos a conta. Uma senhora de idade ficou entre nós, entregou 1 real para o caixa tirar 0,30 centavos, pedindo que ele cancelasse o lanche, pois pegaria um pedaço de pizza para dividir em três pessoas, ela, uma mulher e uma criança. Minha amiga, com o coração partido, pagou dois pedaços de pizza. Que a Débora receba em dobro pela sua ação, mas, ao sair da pizzaria, ela comentou que agiu erroneamente, uma vez que a senhora entrou tão rapidamente entre nós e falou de uma forma que qualquer um que ouvisse, ficaria com dó.

Bom, voltando ao assunto, admiro aqueles que a cada queda se erguem e continuam lutando por seus objetivos. Não sei o que levou aquele homem que vi pendurado no Viaduto a cometer tal grosseria com sua vida, mas sei que neste momento alguém está chorando, sofrendo e se perguntando o porquê ele fez isso.

Registre sua opinião sobre suicídios. O que você acha desse ato covarde e sem coragem de continuar lutando.

5 Comentários:

  • Oi Elisa.

    Suicídio é realmente algo muito triste. Eu tenha penas das pessoas que cometem esse erro, porque imagino o quão problemáticas eram, não por terem seus problemas mas por não saberem enfrentá-los, e mais, por não terem pedido ajuda, buscado soluções, desistido "facilmente" e ido conta a natureza divina.

    Bom, acredito no espiritismo, então creio que escolhemos passar pelas coisas que passamos antes mesmo de encarnarmos novamente, inclusive os "castigos", os problemas, geralmente por culpa, ou para tentarmos melhorar, aí encarnamos mas muito de nós não sabemos o que fazer com aquilo que sem sabermos esolhemos... E bo desespero, paramos com tudo cometendo o suicídio.

    Pensando nessa teoria, sempre que passo por uma dificuldade muito grande, como humana claro que primeiro me revolto, mas em um segundo momento me acalmo e penso: escolhi isso pra mim e tenho uma missão a cumprir. Além do mais, Deus dá o frio conforme o cobertor... Se passo por tal situação é pq posso aguentar. Então enfrento os problemas que as vezes são longos e difíceis, mas depois saio deles com a sensação de missão cumprida e de que evolui espiritualmente mais um pouquinho, na Terra.

    Talvez seja um pensamento que me conforte, mas voltando ao suicidas, os acho covarde. Covarde por abandonarem o barco e egoistas por não pensarem nos parentes e amigos próximos...

    Enfim, é lamentável. Estão indo contra ao fluxo divino. Deus deu a vida, algo precioso, e se sentem no direito de tirar assim, sem mais nem menos... Não sei, é um assunto muito discutível!

    Beijos.

    Por Anonymous Anônimo, Às 10:41 AM, fevereiro 09, 2007  

  • Oops, não é penas, é pena.
    E não é sabermos é saber.

    Risos, deixe-me corrigir, né!

    Por Anonymous Anônimo, Às 10:43 AM, fevereiro 09, 2007  

  • Elisa, adorei sua matéria, principalmente pq depois eu dei um tapinha nas vírgulas, né??hahaha!!

    bjos

    Por Anonymous Anônimo, Às 3:16 PM, fevereiro 11, 2007  

  • Acho o ato mais cruel de um ser humano. Acredito que seja um problema de ordem psicológica e espiritual. Pois há dois anos a mãe de uma amiga que morava num belo apartamento, tinha um belo carro, família, sitío de férias, ou seja aparentemente problema nenhum, ela encasquetou em querer morrer, ninguém acreditou que ela tivesse coragem, em seis meses duas tentativas que minha amiga dizia achar que era só pra chamar atenção, na ante vespéra do ano 2006, aconteceu. E por fim, p/ família, p/ os parentes, e p/ nós que a conhacíamos uma pergunta, o por quê?
    Sem resposta, sem explicação, sem lógica, talvez a medicina, talvez os estudiosos, talvez simplesmente não tenha resposta p/ uma coisa dessas.
    É lamentável!
    E triste muito mais pra quem fica.

    Por Anonymous Anônimo, Às 7:10 AM, fevereiro 13, 2007  

  • Olha, de fato, eu não tenho uma opinião formada sobre a atitude dos suicidas. Não sei se é um mero desespero, total falta de perspectiva ou coisa do gênero. Só sei que não tenho como colocar juízo de valor diante de um ato tão extremo. Os que ficam sofrem? Certamente... Mas é preciso também se colocar no lugar da pessoa desesperada. Faltou-lhe carinho, atenção? E, evidentemente, ter a presença de espírito de não tentar achar "culpados" diante da suposta "negligência" dos ente queridos que levou a pessoa para aquele fim.

    Por Blogger Marcelo, Às 2:51 PM, março 10, 2007  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial