Boletim Semanal

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Prefeitura vai renovar frota com veículos acessíveis e menos poluentes

Confiram a matéria na íntegra, publicada pelo Diário Oficial da Cidade de São Paulo, em 5 de julho, conforme imagem abaixo ou acessem http://www.capital.sp.gov.br/portalpmsp/homec.jsp


A Secretaria Municipal de Transportes apresentou nesta segunda-feira, 2 de julho, os Padrões Técnicos de Veículos e anunciou a Consulta Pública para aprovação dessas novas regras. O objetivo da Secretaria é fazer com que a renovação de frota seja um instrumento para a Capital passar a receber apenas veículos acessíveis e retirar de circulação todos os veículos com mais de dez anos de uso.

Em 2008, serão 4.913 ônibus novos e 5.110 acessíveis. Em 2005, eram apenas 213 veículos preparados para o passageiro com deficiência. Atualmente, os usuários com deficiência física ou mobilidade reduzida representam 10% do total de viagens realizadas, o equivalente a 100 mil por dia. Aproximadamente 800 mil pessoas nestas condições, estão cadastradas na SPTrans.
O secretário municipal de Transportes ressaltou a relevância desse manual revisado pela SPTrans para o sistema de transporte da capital. Uma das definições quanto ao conforto do usuário é o fato de que com a conclusão da consulta o sistema não aceitará veículos com uma porta.

A padronização dos veículos, a acessibilidade total, a redução de poluentes e o cronograma de renovação da frota foram enfatizados pelo secretário. "Através dessas medidas, para atender às normas estabelecidas pela legislação e melhorar a qualidade do serviço prestado à população, todos os veículos incorporados ao sistema terão esse padrão".

Desde junho de 2006, os veículos vêm passando por adaptações. Os de piso alto, grande maioria até então, foram substituídos pelos de piso baixo. Eles serão aceitos apenas em situações excepcionais, porém com elevadores para cadeirantes. A largura das portas, a eliminação de anteparos, lixeiras e de alguns dispositivos também beneficiaram os passageiros no embarque e desembarque. "Além de facilitar o fluxo, essas vantagens melhoram a velocidade comercial dos veículos", afirmou o superintendente de Serviços Veiculares da SPTrans, Simão Saura Neto. Os novos veículos terão um espaço reservado aos deficientes visuais que poderão acomodar o seu cão-guia em local reservado.

O secretário enfatiza que todos os veículos com mais de 10 anos de circulação serão substituídos até o fim de 2008. E a partir daí o sistema operante estará de acordo com o que foi licitado em 2003. No segundo semestre deste ano, 1.260 ônibus serão substituídos, representando uma redução na emissão de poluentes de 370 toneladas por ano. Com a renovação completa no ano que vem, a Cidade deixará de receber 1.500 toneladas por ano de poluentes.

Essas mudanças começam a valer a partir de agosto, quando os veículos somente serão aprovados e incluídos no sistema se obedecerem ao que está descrito no Manual de Padrões Técnicos.

O cronograma de renovação da frota traz a expectativa de que outros 3.110 veículos sejam adquiridos até o fim de 2008, totalizando 5,1 mil totalmente acessíveis.

Para enviar sugestões sobre os novos padrões o cidadão deverá enviar e-mail para consultapublicapadraodeveiculos@prefeitura.sp.gov.br, até o dia 17 de julho.


Texto: Elisa Limbeck e João Ricardo

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial