Boletim Semanal

quinta-feira, 31 de maio de 2007

O mundo alerta sobre os riscos da exposição à fumaça do tabaco








A cada ano morre pelo menos 200 mil trabalhadores, expostos à fumaça do tabaco no seu ambiente de trabalho, conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT-2005)


O tema da campanha do “Dia Mundial Sem Tabaco” 2007 promovido pela Secretaria de Participação e Parceria, por meio do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool (COMUDA), é “Ambientes livres de tabaco”. O evento foi realizado nesta manhã, dia 31, das 9h às 13h, no Viaduto do Chá, com intuito de motivar a população de fumantes a passar um dia sem fumar.

Quem passar pelo local no horário estabelecido poderá conferir um cigarro de 12m de comprimento e 6,5m de diâmetro, além de painéis com imagens do tema e uma exposição sobre doenças relacionadas ao tabaco, tratamentos e formas de vida saudável.

Segundo um estudo do Instituto Nacional do Câncer (INCA), nos últimos anos cresceu o índice de doenças graves como câncer de pulmão e enfarto em pessoas que não fumam, mas que têm contato com a fumaça, classificadas como fumantes passivos. Nesse grupo mulheres e crianças são as maiores vítimas do tabagismo.

Esse dia é celebrado há 20 anos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que anualmente escolhe um tema, no qual é abordado pelos 192 países-membros, conforme sua realidade socioeconômica e cultural.

Conheça as principais razões para a implementação do ‘Ambiente livre de tabaco’, divulgadas pelo INCA:

- A exposição à fumaça ambiental do tabaco mata e causa graves enfermidades;
- Ambientes 100% livres da fumaça do tabaco protegem plenamente os trabalhadores e o público dos graves efeitos prejudiciais da fumaça do tabaco;
- Todos têm o direito a respirar o ar limpo isento de fumaça do tabaco;
- A maioria das pessoas, em todo o mundo, não é fumante e tem o direito de não estar exposta ao fumo de outras pessoas;
- As proibições ao fumo são amplamente apoiadas, tanto por fumantes quanto por não-fumantes;
- Ambientes 100% livres da fumaça do tabaco ajudam a impedir que as pessoas – especialmente os jovens – comecem a fumar.
- Ambientes 100% livres da fumaça do tabaco incentivam os fumantes que desejam deixar de fumar a reduzir ou a abandonar o fumo.
- Ambientes 100% livres da fumaça do tabaco são bons para os negócios. As famílias com crianças, grande parte dos não-fumantes e até mesmo fumantes, freqüentemente, preferem ir a locais livres da fumaça do tabaco.
- Ambientes 100% livres da fumaça do tabaco custam pouco e funcionam.

Elisa Limbeck

1 Comentários:

  • Eu sinceramente não sei se campanhas como o tal dia surtem de fato o efeito desejado. Creio que falar sobre o assunto, os males que o cigarro causa, gera mais assunto que criar um único dia durante o ano para discutir a questão. Acho que valeu muito mais nos últimos anos a retirada das propagandas de cigarros da mídia, embora essa medida também seja encarada como polêmica. Se resolve mesmo, dá para fazer o mesmo com as bebidas? Não sei...

    Por Anonymous Anônimo, Às 9:57 AM, junho 12, 2007  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial